quinta-feira, 19 de abril de 2012

Angles – Uma reforma nos Strokes


Vinda de Nova Iorque, The Strokes é uma das bandas de rock mais famosas da atualidade. Esse quinteto, existente desde 1998, alcançou o tão desejado sucesso através de muito trabalho e dedicação, compondo sempre musicas novas, com disco atrás de disco e show atrás de show, até o ano de 2006, quando eles resolveram se separar para dedicar um pouco mais de seu tempo às suas vidas pessoais.

 O ultimo álbum lançado antes de seu suposto fim foi o First Impressions Of Earth, onde deixaram um pouco de lado as guitarras com pesadas distorções e vocais “sujos” e optaram por fazer um som mais limpo e trabalhado. Isso demonstrou uma grande evolução no som da banda, o que atraiu muitos novos fãs, mas acabou desagradando àqueles que eram mais conservadores. Porém, os integrantes da banda viram essa mudança como algo necessário e se demonstraram satisfeitos com seu novo trabalho.

Em 2009 a banda voltou das “férias” e começou a trabalhar no projeto de um novo álbum, intitulado Angles. "Depois de um longo e necessário período de hibernação em que vimos muitos outros projetos musicais surgirem, estamos satisfeitos em anunciar que o The Strokes voltou a todo vapor em sua área em Nova York, compondo e ensaiando novo material para um novo 4º álbum." The Strokes (MySpace). 



Com um estilo musical muito diferenciado daquele a qual os fãs estavam acostumados, com uma mistura de músicas lentas e rápidas, uma instrumentação utilizando novos efeitos que variam entre aspectos claros e sombrios e com faixas que nos trazem claramente à memória uma influencia dos estilos predominantes da década de 70, The Strokes surpreendeu a todos. Seu novo álbum se mostrou meio difícil de ser ouvido pela primeira vez por aqueles que já estavam acostumados com o estilo característico da banda, mas quando é ouvido pela terceira ou quarta vez, o ouvinte começa a entender o álbum de um jeito que, dentro de pouco tempo, fará com que ele seja uma grande obra em sua coleção.

As faixas desse cd se mostram bem diversificadas quanto ao estilo musical, muito diferentes das obras anteriores e, até mesmo, entre si. A segunda faixa deste álbum, “Under Cover Of Darkness”, é, talvez, a única que ainda se parece um pouco com o estilo anterior da banda, mas, mesmo assim, traz novas características que mostram ser uma obra completamente nova.

Com uma instrumentação muito mais trabalhada, combinando pequenos solos simultâneos de guitarra e trazendo uma grande mistura de ritmos, os Strokes mostram um grande domínio em sua técnica composicional e trazem um ar completamente novo para a banda. Na faixa “Call Me Back”, por exemplo, a banda mostra uma alternância entre estilos e ritmos que parecem não combinar muito bem mas que, ao longo da faixa, nos provam que podem, sim, trabalhar juntos.

Atualmente a banda trabalha em um novo álbum que ainda não tem previsões para lançamento. Ainda não se tem conhecimento sobre outras possíveis novas surpresas, mas ele já está sendo muito aguardado pelos fãs.

Por Guilherme Reiss

Um comentário:

  1. Pode crer, esse disco é daqueles que precisa rodar um pouco pra descer legal. E quando tu entra no clima dele, é um baita álbum. Mas eu sinto mais nele a influência oitentista, nesse disco não tem tanto aqueles jogos de guitarras que tu encontra no "Is This It?" e "Room On Fire", cujos riffs lembram muito (pelo menos pra mim) o primeiro disco do Television.

    ResponderExcluir