quinta-feira, 26 de abril de 2012

Não é o fim do mundo!


Qualquer um que acompanhe os jornais e as notícias do mundo vai se impressionar com os rumores de guerras, nação se levantando contra nação, reino contra reino, fomes, pestes e terremotos por várias partes do globo. Também verá que milhares e milhares de cristãos são atormentados, mortos e odiados por professarem o nome de Cristo em muitos países.

E se olharem mais perto, em suas próprias igrejas, verão que muitos são escandalizados, estão traindo uns aos outros e se odiando. Falsos profetas se levantam por toda a parte, enganando a muitos, a iniquidade se multiplica e o amor de muitos se esfriou.

Bem, se você conhece um pouco da Bíblia, provavelmente começou a se lembrar do famoso Sermão Profético de Jesus Cristo, quando, assentado sobre o Monte das Oliveiras, ele falou em particular aos seus discípulos, sobre os eventos que precipitariam seu retorno para julgar e destruir este mundo, levando os salvos para novos céus e nova terra.


Uma leitura apressada do sermão aliada a uma miopia histórica pode levar os mais incautos a imaginar que realmente o fim do mundo se aproxima e que Jesus está para voltar a qualquer minuto, fazendo surgir todo tipo de previsão sobre o dia exato em que ele irá chegar. No entanto, este tipo de pensamento se afasta diametralmente do sentido original do texto.

Existe um sentido em que esta afirmação pode ser considerada real, visto que a cada dia, a volta de Cristo fica um dia mais próxima de acontecer. Contudo, um olhar mais atento ao passado revela que guerras, pestes, fome, perseguição e falsos profetas sempre existiram. Em alguns momentos, vale dizer, em escala ainda pior do que temos atualmente. Além disso, um estudo mais aprofundado do texto mostra que um dos pontos principais do sermão de Jesus é exatamente sobre a imprevisibilidade de sua segunda vinda. Ele virá como ladrão, ou seja, sem ser esperado, de forma surpreendente. O texto ainda afirma explicitamente que daquele dia ninguém sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas unicamente o Pai.

Neste sentido, tentar descobrir o dia em que Jesus voltará torna-se um grande exercício de futilidade. Ficar afirmando que ele já deve estar para voltar, afinal de contas o mundo está aí cheio de desgraças, é falta de compreensão histórica e falta de entendimento do texto. De fato, é ainda pior que isso, visto que as coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, como afirmou Moisés. Ficar elucubrando sobre a data da volta de Cristo é tentar usurpar de Deus o que pertence a ele somente.

A parte que nos cabe é apenas vigiar, porque não sabemos a hora em que há de vir o nosso Senhor. Jesus quer somente que aguardemos o seu retorno com antecipação, cumprindo com nossas obrigações, cuidando para que não nos desviemos, e pregando o evangelho para todas as nações. As guerras, pestes e fomes eventualmente continuarão. Até que um dia, como o ladrão que ninguém espera, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

2 comentários:

  1. certissimo!!!!

    para aqueles que gostariam de se aprofundar mesmo no assunto eu indicaria o livro "a biblia e o futuro" de anthony a. hoekema.
    que trata exatamente do livro de Apocalipse. fala sobre a vinda de Cristo, os sinais dos tempos, ressurreicao, juizo final etc...
    vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom artigo!!
    Muitos pregam sobre estarmos preparados para a volta de Jesus (e devemos mesmo!), mas, se esquecem que a qualquer momento poderemos ser chamados por Ele à eternidade. Devemos estar preparados para isso.
    E "estar preparado" significa "estar em Cristo", saber-se parte do Corpo de Cristo, viver confiante somente em Sua Graça e Sacrifício único e singular.
    Que Deus o abençoe com artigos simples, diretos e bíblicos como esse.
    Rev.Olivar Alves Pereira

    ResponderExcluir