sábado, 21 de abril de 2012

OS DOIS CAMINHOS DA VIDA


Existem dois caminhos da vida: o caminho da natureza e o caminho da graça. E você deve escolher qual deles quer seguir. A graça não tenta agradar a si mesma. Ela aceita ser rejeitada, esquecida, desprezada. Ela aceita ser insultada, magoada, ferida. A natureza tenta agradar a si própria. Ela gosta do poder. De ter suas próprias escolhas. E encontra motivos para ser infeliz, enquanto o mundo brilha ao seu redor. E o amor sorri para todas as coisas. Ensinaram-nos que ninguém que ama o caminho da graça, nunca tem um final infeliz.  E a ser fiel, não importa com o que acontecer.

Não devemos temer nenhum mal. Não temo nenhum mal, por que Você está comigo. Você não está longe de mim quando há algum problema. É difícil compreendermos a razão, mas Você não fala pela razão, e sim pelo coração. A vida será sempre difícil e o homem luta e se debate contra suas duas naturezas, e sofre. Sofre por que é arrogante, porque dentro de si jaz um inferno. É cruel dizer isso, mas é a verdade. As pessoas se vão, nada fica igual. E o homem se destrói, e continua cheio de perguntas. E Deus envia moscas às feridas que Ele deveria curar. Então o homem se lembra de quantas vezes devia ter se arrependido, cessado com sua alto-flagelação.

A natureza nasce em nós. Ela é intrínseca, desde o primeiro fôlego de vida. Mas e a graça? Como veio até mim? Em qual forma? Em qual disfarce? Pessoas, livros, músicas... De quantas maneiras diferentes você poderia ter escolhido vir até mim? E eu continuo aqui, vendo o mundo se acabar em ganância, e as pessoas estão ficando piores. Você falou comigo através do céu, das árvores, através da minha mãe. Antes que eu soubesse que eu te amava, eu acreditava em Você? Quando você tocou meu coração pela primeira vez? E eu saí a lutar corajosamente por sua bandeira, contra o pecado, o mundo e o demônio.

Onde você vive, você O vê? Olhe seus sonhos. Você planeja acontecer, espera, e algo entra em seu caminho. Foi-se a vida. Já viveu. Pensamos que os infortúnios acontecem apenas com pessoas que fazem coisas erradas e tolas, e o Senhor as pune por isso. Mas estamos errados. A adversidade também acomete aos bons. E não podemos nos proteger contra isso. Um dia, simplesmente, desapareceremos como uma nuvem, como uma brisa. E murcharemos como a grama no outono. E como uma árvore, nós somos arrancados.

A natureza é inquieta, mas não quer se mover. Quer ter seus próprios caminhos, ser poderosa. Mas o caminho da graça diz que não podemos ficar onde estamos. Devemos seguir adiante. Temos que achar Aquilo que é maior do que qualquer fortuna ou destino. Nada nos trará paz, além disso.
Mas a natureza diz para olharmos para o homem. É o corpo do homem sábio, ou justo, exímio de qualquer dor? De qualquer inquietação? Da deformação, que pode destruir sua beleza, ou da doença que pode destruir sua saúde? Você confia em Deus? Por que não há lugar no mundo para se esconder, onde os problemas não o encontrarão.  Ninguém sabe quando a tristeza vai bater a sua porta.

O caminho da graça estava presente na vida de Jó. No momento em que tudo foi tirado de Jó, ele sabia que foi o Senhor quem havia tirado. Então ele parou de se preocupar com as coisas passageiras. Ele procurou aquilo que é eterno. E o caminho da natureza deixa as pessoas equivocadas. E pessoas erradas ficam famintas. Morrem. Pessoas erradas são amadas. Esse caminho faz coisas erradas, insulta pessoas, não se importa. Diz pra você “seja rico”, “seja você mesmo”, ”tenha o controle do seu próprio destino.” Ele coloca homens uns contra os outros.

A graça te liberta. Diz para amar a todos, para ver cada folha, cada raio de luz como um presente. Mas o homem tem medo, medo de confiar, de se render. A verdade é que somos todos como crianças. Defenda, Oh Senhor, essa criança com tua graça celestial. Assim ele pode continuar pra sempre Teu. E teu Espírito Santo aumente cada vez mais... Até que ele venha ao Teu reino eterno. 

O homem sabe que não faz o que quer, mas aquilo que odeia, o faz. Eu faço o que odeio. Eu nem sei como nomear meus pecados. Mas direi que foi Você que me chamou... Sempre me chamava. Eu sempre quis ser amado, por que isso era ótimo. Mas eu não sou nada. Eu vivia em vergonha, desonrei tudo, não reparei na Sua glória. Era um homem tolo. Olhe a glória ao nosso redor.  A verdade é que essas duas naturezas sempre estão brigando em nosso interior. Sempre estarão. Até Te encontrar.

A vida é passageira. Você vai ficar aí parado, como um idiota? A única maneira de ser feliz é amar. Se você não amar, sua vida passará frente aos seus olhos, como um flash. 

Seja bom. Admire. Acredite. Proteja-nos, guia-nos, até o fim da vida. Esteja conosco.
Senhor.
Criador.
Salvador.

Inspirado no filme Árvore da Vida, de Terrence Malick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário