terça-feira, 31 de julho de 2012

O LIXO E O SONHO (RATCATCHER) – 1999

Li muitas críticas aclamando o filme “Precisamos falar sobre Kevin”, da diretora escocesa Lynne Ramsey, mas não tive oportunidade, ainda, de assisti-lo. Em compensação, fui privilegiado ao assistir ao primeiro filme da diretora, após três curtas, chamado Ratcatcher e lançado há treze anos, em 1999.


Não deixa de ser um lugar comum quando um filme toma o olhar de uma criança/adolescente como o centro de sua narrativa. Tal idéia pode ser vista de maneiras bem diferentes, por exemplo, no belíssimo filme de Ken Loach, Kes (1969), no complexo e psicológico Fanny e Alexander, do grande Ingmar Bergman (1983) ou mesmo no filme The Kid With a Bike (2012), dos grandes diretores (e irmãos) franceses Jean-Pierre e Luc Dardenne. Porém, o cinema britânico costuma destacar-se pela sensibilidade acerca dessa questão, principalmente na relação da infância com as perdas, crueldade, solidão e famílias desajustadas.

O filme, ambientado na década de 70 nos arredores de Glasgow, tem como panorama político a greve dos lixeiros dentro do um crescimento populacional desenfreado da população proletária e se propõe a mostrar sua pobreza e fraquezas enquanto 'Sistema'. Nesse background, somos colocados de maneira perturbadora dentro da realidade escocesa sob a visão do adolescente James. O início do filme é arrebatador: nos primeiros minutos o protagonista vê, inerte, o afogamento e morte de um colega vizinho, Ryan Quinn. Somos apresentados a um protagonista já dominado pela culpa, vergonha e medo que este acidente lhe causa. Levemente melancólico, o garoto dorme de exaustão e sonha com lixo e inocência, vive uma vida, mas jamais se esquece do menino afogado. Somos apresentados a sua família e aos seus amigos e a um playground tomado por sacos de lixo, devido à greve dos lixeiros, promovendo assim um ambiente degradado, mas meio mágico, com a companhia quase permanente dos ratos. Logo, tudo ao seu redor parece ter o mesmo destino, seja o pai que perambula por vários trabalhos, ou a amiga de vida fácil, que é seu único consolo. Com meia hora de filme, a impressão mais forte é de uma culpa que não me fez sentir culpado, ou seja, é tocante mas deixa-me com um papel de espectador, não apelando aos meus sentimentos pessoais. O filme constitui-se de uma estética crua combinada a um ambiente conturbado, de extremas reviravoltas, onde a esperança se torna um dos únicos artifícios para se continuar vivendo.


Impressiona também forma como o filme é narrado e desenvolvido, já que a diretora Lynne Ramsey não se preocupa com fato desenrolar a história, prolongada até descobrirmos que foi uma escolha consciente. Esteticamente, mesmo com a ousadia de recriar o imaginário do garoto protagonista, o principal fator é uma grande quietude que perpassa o filme, quase um silêncio. É um retrato cruel, minucioso e real de uma juventude perdida e longe dos olhos do mundo. A fotografia é simplesmente impecável e, atenuando alguns grandes momentos de silêncio, a trilha sonora de músicas famosas da década de 70, como por exemplo, “Lollipop”, tornam um roteiro perturbador em uma história de esperança, de redenção. 

A escolha do ator infantil que interpreta o protagonista demonstra o caráter introspectivo, silencioso, realista e reflexivo desejado dentro da ótica juvenil, entre a surpresa e o medo natural das novas experiências que a vida proporciona. Audacioso e ousado, o filme fala da iniciação sexual - com cenas de nu juvenil que jamais passariam nos filmes hollywoodianos – de maneira muito honesta e até poética; consequentemente, essa ousadia não deixa o espectador curioso ou excitado, antes, insere uma aura de sensibilidade e afeto a um garoto predominantemente triste e solitário. Demonstra também a crueldade juvenil, da dor da perda e do alcoolismo do pai, de maneira não estereotipada, mas brutal e poética.  




O filme transcorre como um retrato de época e de geração dos mais sensíveis e sutis vistos em muito tempo, até seu fim. É um filme seguro e sensível, e ao mesmo tempo perturbador, sobre as experiências de um menino pobre, enquanto ele luta para conciliar seus sonhos e sua culpa com a abjeção que o rodeia. Mesmo dentro de um tema complexo, difícil e indigesto, o simples roteiro se sobressai maravilhosamente com a batuta artística impecável da diretora Lynne Ramsey. É sutil, perplexo, pungente, com cenas que atenuam a dureza geral, até que ela por fim cede, restando apenas uma bonita dor. A metáfora final, quando cada membro da família carregando um pouco da construção final para a chegada ao paraíso, emociona e traduz a essência do filme.

É um dos filmes mais profundos e belos que tive a experiência e o prazer de assistir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário