segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santiago do Chile

Santiago possui quase 5,5 milhões de habitantes e fica colada à Cordilheira dos Andes. Trata-se da capital política, econômica e cultural do Chile, e uma das cidades mais desenvolvidas da América Latina. E foi exatamente pra lá que o David, Diego e eu fomos na última quarta-feira, 29 de junho, para nossas mini-férias de 6 dias.

Logo cedo fomos pro aeroporto, eu no RJ e eles em SP, pra nos encontrarmos em Santiago, onde os tios do Diegos nos esperavam. Eles moram lá há muitos anos e nos receberiam em sua casa.

Após uma escala em Montevideo, seguimos pro Chile num vôo que seguia bem até começar a sobrevoar a Cordilheira. Foi tenso. Uns 20 minutos seguidos de turbulência das bravas, fazendo o jatinho da Bombardier chacolhar pra tudo que é lado. Teve mulheres chorando, casais se despedindo... e eu grudado na poltrona, vendo a hora que ia dessa pra uma melhor. Sem contar o espanhol do meu lado, que parecia estar numa montanha-russa: a cada balançada do avião o cara só gritava: WOW!

O vôo de SP foi a mesma coisa: turbulência dos piores tipos. Mas graças a Deus chegamos em segurança! Fiquei esperando umas 3h no aeroporto, enquanto o David e o Diego não chegavam. Tive que fugir de mais de 50 tiozinhos tentando me puxar pelo braço pra me levar pro taxi deles. Essa parte foi pior que a rodoviária Novo Rio :-P

Depois dessa zica inicial, encontramos com o Tércio e a Karina que nos receberam muito bem e nos levaram pra casa deles. Pegamos um trânsito típico de São Paulo pra chegar no apartamento, na região Las Condes, uma das mais nobres e bonitas da cidade. De lá tínhamos a vista do bairro e a Cordilheira no fundo, como vocês não podem ver nessa foto, porque não deu muito certo...rs

Ah, e em todas as fotos eu vou estar com essa mesma cara que não era de sono: tive uma crise braba de sinusite que me atacou a viagem inteira. Fiquei 6 dias à base de xarope e muito Advil! rs
Depois de jantar um pollo con papas fritas, descansamos e na quinta-feira fomos desbravar as montanhas! Após um percurso bem sinuoso na van por mais de 1h, chegamos à estação de ski El Colorado. A vista lá de cima é simplesmente maravilhosa e nos leva a louvar o Criador de tanta beleza!

Pra chegar nesse ponto mais alto da montanha, tivemos que pegar um teleférico. Mais um momento de desafio à morte! hehehe  Primeiro que o teleférico vem com tudo e te derruba na cadeirinha. Mas até aí, tudo bem. Ele foi subindo, subindo e foi nessa hora que veio aquele vento do leste bem gelado e começou a balançar a cadeirinha. O detalhe é que a gente não sabia que precisava baixar uma barra de segurança, então ficamos ali sem nenhuma proteção, prestes a cair morro abaixo no meio da neve. O Diego gritando pedindo a câmera, o David e eu achando que íamos cair e morrer afundados na neve... foi tenso.. hehehehe  Depois de um tempo a gente descobriu como era a barra e conseguimos nos prender, chegando a salvo lá no topo.. rs

Foi um dia muito bom no El Colorado! Apesar do susto no teleférico e dos pés congelados na neve... rs

O outro lugar interessante onde fomos é o Shopping Parque Arauco. Acho que é o maior de Santiago. É realmente muito grande e bonito. Aproveitamos pra fazer umas compras lá, já que os preços eram bem mais baixos que aqui no Brasil. O shopping também tem um enorme boulevard com muitos restaurantes bem bacanas, além de cinema, boliche, teatro, e outras coisas.

Outra coisa interessante no shopping foi a loja de tecidos. O David foi lá comprar uns tecidos locais pra mãe dele e já se sentiu em casa, dominando a área.

Mais a noite aproveitamos pra conhecer uma hamburgueria bem famosa de Santiago, chamada Tip y Tap. O interessante é que os lanches vêm cheios de abacate dentro!! rs  Mas eu achei gostoso!

No dia seguinte fomos conhecer o centro antigo de Santiago, a região do Mercado Central e dos calçadões. Encontramos com vários estudantes no caminho se preparando pra mega manifestação que eles fizeram contra o governo enquanto estávamos lá. Sério, precisamos trazer estes estudantes pro Brasil, porque se eles se manifestam contra o ensino de lá, que é muito melhor, aqui iam fazer uma revolução! rs

Almoçamos numa típica churrascaria de lá com o Tércio, tio do Diego, e depois fomos pro Morro de São Cristóvão (pros cariocas: não, lá não tinha favela! rs) onde fica o parque da cidade. Pra subir até o topo, só de carro ou de funicular. É muito alto!! A recompensa é a vista linda da cidade toda. Infelizmente a poluição atrapalhou um pouco as fotos, mas vale a pena realmente visitar o parque.

Lá do parque dá pra ter a vista dos 2 edifícios mais altos da América Latina, sendo o mais alto ainda em construção. Realmente fiquei surpreso com o nível de desenvolvimento da cidade. Parecia até cidade européia, com tudo muito limpo, organizado, prédios de arquitetura arrojada, urbanismo de qualidade e praticamente não se via miséria nas ruas. Muitas lojas de grifes internacionais, restaurantes top, concessionárias da Mercedez e tudo mais... rs A única coisa meio falhada era o trânsito (precisa dar umas aulas de direção pro povo lá! rs). Ah, e o Brasil já está exportando porcaria pra lá: achamos um Bob's numa das avenidas principais! É mole? rs

No domingo ganhamos um almoço especial preparado pelo Tércio e pela Karina, assistimos mais aquela decepção da Seleção na Copa América e fomos conhecer outro shopping bem legal também, o Alto Las Condes.

Depois ainda fomos caminhar pela região a noite. A sensação de segurança era muito boa. E acabamos indo parar no Applebee's. E pra fechar, um Starbucks pra esquentar.

Bom, e no meio dessa correria, ainda tivemos tempo pra preparar uma serenata surpresa pras nossas amigas lindas:

E foi isso! Hoje voamos bem cedo pra Montevideo e de lá eu voltei pro RJ e o David e o Diego pra SP. Foi um tempo muito bom! Descanso, conhecer lugares e pessoas, a recepção carinhosa do Tércio e da Karina, a cidade linda, amizade ainda mais fortalecida, e até uma comprinhas!
E que venha a próxima viagem!