quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fala que eu te calo! - Parte 1


Um dos pontos altos da XVII Conferência Ibero-Americana em Santiago do Chile, foi quando o rei espanhol Dom Juan Carlos I virou-se para o ditador da Venezuela, Hugo Chávez, e soltou um: “¿Por qué no te callas?”, devido às constantes interrupções dele ao discurso do primeiro-ministro espanhol. A frase rapidamente rodou o mundo e virou bordão. De fato, o caudilho venezuelano tem muitos motivos para se calar, mas ele certamente não é o único.



É incrível a velocidade com que as teses mais estúpidas – e falsas – correm a Internet, sem que as pessoas tenham a mínima preocupação com a veracidade daquelas informações. Não gastam um minuto de seu tempo para pesquisar no Google e checar se aquilo, de fato, faz algum sentido. Normalmente não faz.

Dessa forma, tudo quanto é tipo de história absurda vai rodando o mundo, sem que seus propagadores se dêem conta do papel ridículo que estão fazendo. Nessa seção do blog, vamos apontar algumas dessas histórias non-sense e te ajudar a não cair na esparrela.

E pra começar, quero falar de uma dessas histórias que bombou no Facebook nos últimos tempos: supostamente, o famoso arquiteto Oscar Niemeyer estaria muito arrependido agora, no fim da vida, por ter projetado Brasília em forma de um avião. Tendo em vista a grande quantidade de corruptos e bandidos que tomaram conta da política nacional, ele deveria ter projetado a capital no formato de um camburão, ou pinico (sic), dependendo da versão. Colocaram até uma foto do arquiteto com um olhar triste e cabisbaixo de arrependimento.



Realmente, este tema da corrupção nacional comove a todos nós, e quem não se compadeceria com a tristeza do velhinho? O único problema disso tudo é que a história é falsa! Tão mentirosa quanto poderia ser. A começar pelo fato de que Oscar Niemeyer nunca projetou Brasília e nenhuma outra cidade. O responsável pelo projeto urbanístico do plano piloto (ou seja, a forma de avião para a cidade) foi o arquiteto Lúcio Costa, que, inclusive, foi professor do Oscar Niemeyer, este responsável pelo projeto arquitetônico de vários dos prédios públicos da cidade.

Lúcio Costa foi fortemente influenciado pelas ideias do arquiteto francês Le Corbusier, o grande expoente do movimento International Style e nome fundamental para entender a arquitetura do século XX. Foi aberto um concurso para o projeto urbanístico da nova capital, do qual Costa foi o vencedor. E foi assim que nasceu a cidade em forma de avião.



Assim, você que é pessoa de bem e também detesta toda essa corrupção instalada na capital federal, use sua indignação para protestar contra tudo isso, mas sem cair nas mentiras e esparrelas espalhadas por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário