segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dias Finais - Cannes 2012


DIA 09 - CANNES 2012
Dia 24 de Maio, foi o nono dia do Festival de Cannes, onde tivemos a exibição de ‘The Paperboy’, de Lee Daniels, que junta Matthew McConaughey, Nicole Kidman e Zac Efron, num filmeque obteve bastantes críticas negativas. ‘Post Tenebras Lux’ foi outro dos filmes em exibição, na secção Em Competição. Realizado e escrito por Carlos Reygadas, este filme marca o regresso de Reygadas a Cannes, depois de em 2005 ter estado Em Competição com ‘Battle in Heaven’ e em 2007 ter vencido o prémio do júri com ‘Silent Light’.
‘THE PAPERBOY’

1969, Lately, Florida. Ward Jansen, repórter no Miami Times, volta à sua cidade natal, acompanhado do parceiro de escrita Yardley Acheman. Vieram à procura de Charlotte, mulher enigmática que mantém uma correspondência com detidos no corredor da morte, e vão investigar o caso Hillary Van Wetter, um caçador de jacarés que se arrisca a ser executado sem provas conclusivas. Persuadidos em fazer o artigo que irá relançar as suas carreiras, percorrem a região conduzidos por Jack Jansen, o irmão mais novo de Ward, que entrega o jornal local nos tempos livres. Fascinado pela perturbadora Charlotte, Jack leva-os da prisão de Moat County até aos pântanos, onde os segredos se tornam cada vez mais pesados. O inquérito avança no coração desta Florida úmida e esmagadora e revela que, por vezes, a procura da verdade pode ser fonte de muitos males.
‘The Paperboy’ é uma tremenda montanha russa de altos e baixos. Tenho a certeza de que 95% dos críticos irá discordar comigo, mas gostei bem mais deste filme do que de ‘Precious’. Pode não ter aquela qualidade para Óscar, mas é certamente um trabalho mais interessante. De qualquer forma, este filme sofre do mesmo mal que o filme anterior de [Lee] Daniels, que é a estrutura narrativa. [...] Não existe nada de errado com a história em si, mas Daniels é um péssimo narrador visual. A sua forma de dirigir o filme faz com que o mesmo se pareça fragmentado. [...] Se eu recomendo ‘The Paperboy’? Sim, provávelmente porque Nicole Kidman precisa de ser notada pelo seu trabalho. Será que ganha em Cannes? Certamente que não.
‘POST TENEBRAS LUX’
Juan e a sua família deixaram a Cidade do México para se mudarem para o campo, onde gozam e sofrem um mundo à parte. E ninguém sabe se esses dois mundos são complementares ou se tendem a eliminar-se um ao outro.
A Variety se encarrega do comentário: O independente cineasta Carlos Reygadas compara ‘Post Tenebras Lux’ a uma pintura expressionista. Muitos o definirão como “complexo”, possivelmente porque será a palavra mais amável para definir esta desafiante história sobre uma família que vive na grandeza do campo mexicano. Decerto que o realizador não espera que tentemos arranjar uma forma lógica de encaixar as peças deste filme. [...] Visualmente é maravilhoso, e alguns temas de filmes anteriores de Reygadas surgem aqui e ali. [...] Apesar das vendas em Cannes estarem a acontecer de forma moderada, ‘Post Tenebras Lux’ ficará decerto nas sombras.

DIA 10 - CANNES 2012
No dia 25 de Maio foi dia de David Cronenberg e o seu antecipado ‘Cosmopólis’, que obteve um misto de críticas positivas e negativas, nesta adaptação do romance de Don DeLillo.
Na secção ‘Un Certain Regard’ foi exibido 
‘Después de Lucia’, um drama sobre o forte tema do bullying, do cineasta mexicano  Michel Franco.

‘COSMOPOLIS’
Num Nova-Iorque em ebulição, a era do capitalismo chega ao fim. Eric Packer, golden boy da alta finança, entra apressado na sua limousine branca. Enquanto a visita do Presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan, Eric Packer só tem uma ideia: cortar o cabelo no seu cabeleiro no outro lado da cidade. À medida que vai decorrendo o dia, o caos instala-se, e assista, impotente, à queda do seu império. Também tem a certeza de que vai ser assassinado. Quando? Onde? Ele prepara-se para viver as 24 horas mais importantes da vida dele.
Se ‘Um Método Perigoso’ marcou uma mudança para David Cronenberg, então ‘Cosmopólis’ é o regresso do realizador à sua excelente forma. O filme tem toques de ‘eXistenZ’ e de alguns trabalhos anteriores a esse. É passado num mundo bizarro e claustrofóbico, tal como esperamos de Cronenberg. ‘Cosmopólis’ é um filme que pode beneficiar de vários visionamentos; é tão denso e rico nas suas questões sobre o mundo, que a audiência pode sentir que está a perder alguma coisa. 
‘DESPUES DE LUCIA’
Desde que Roberto é viúvo, já não trata muito da filha Alejandra de 15 anos. Depressivo, decide mudar-se para o México. Na nova escola, a filha vai suportar abusos psicológicos, sexuais e humiliações para não criar mais problemas ao pai. Pai e filha afastam-se cada vez mais, a violência está presente em todos os aspetos da sua vida.
Michel Franco criou um filme que se passa num ritmo lento. Durante os 103 minutos de duração, sentimos que este é um estudo de personagens e um retrato do bullying, mas no bruto acto final, o tema é finalmente revelado. [...] O filme nem sempre é fácil de ver, e traz problemas que poderemos pensar que estão esquecidos. As interpretações são subtis, e apesar de nem sempre concordarmos com as acções da protagonista, elas são compreensiveis, tendo em conta que estas personagens foram levadas ao limite na procura de conforto e de um lar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário