sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dica de Leitura: "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil"

Recomendo fortemente a leitura do "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", escrito pelo jornalista curitibano Leandro Narloch. Não se trata aqui de um livro-texto, daquelas cartilhas modorrentas de Ensino Médio, narrando de forma exaustiva cada momento da história nacional. Muito menos se propõe a fazer um estudo acadêmico da historiografia nacional. Mas trata-se, na verdade, de uma coletânea de determinados momentos e personagens da História do Brasil, pinçados com o propósito de mostrar ao leitor que diferentemente do que ensinam nossos colégios, os "vilões" nem sempre eram tão maus, e os mocinhos às vezes também cometiam as piores vilanias.



Com uma prosa leve e divertida, o autor se embasou em extensa pesquisa bibliográfica e entrevistas para, como ele mesmo diz, "jogar alguns tomates na historiografia politicamente correta". Indo contra o pensamento dominante, ele traz à tona uma série de provocações ao mostrar o outro lado da História, sem aquele tipo de revisionismo esquerdista comum aos nossos tempos.

Sem pudores, o livro desconstrói nosso nacionalismo bocó, retratando os pecados dos grandes mestres da nossa literatura, apontando os verdadeiros inventores do avião (sim, não foi Santos Dumont), das obras de Aleijadinho (já que ele nunca existiu), do samba e até da feijoada! Também relembra de forma crítica aqueles momentos importantes e propositadamente mal contados da nossa história, como a Guerra do Paraguai, a incorporação do Acre (pois é, aparentemente ele existe!) e o embate entre militares e comunistas no período da ditadura.

Não perca a chance de provocar sua mente, aprender um pouco mais da nossa História e passar umas boas horas lendo o "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário